A segurança no trabalho é uma questão fundamental em qualquer indústria, e não seria diferente nas operações de trabalho em altura. As linhas de vida e os pontos de ancoragem são elementos essenciais de qualquer sistema de proteção contra quedas e, como tal, devem ser regularmente inspecionados para garantir que estejam em condições adequadas de uso.
Realizar inspeções regulares em linhas de vida e pontos de ancoragem é fundamental por várias razões. Primeiro, e mais importante, é uma questão de segurança do trabalhador. Se esses sistemas falharem, os trabalhadores podem sofrer quedas com consequências graves ou até fatais.
A inspeção adequada no sistema de linhas de vida assegura maior proteção ao trabalhador e à empresa. (Imagem: Reprodução/Atlas Safe)
Além disso, as inspeções regulares garantem que qualquer problema ou desgaste seja detectado o mais cedo possível, permitindo que sejam feitos reparos ou substituições antes que ocorra um acidente. Isso também pode evitar interrupções no trabalho, que podem ser custosas para a empresa.
O que diz a Lei?
De acordo com a NBR16325-1 e a NBR16325-2, cada dispositivo de ancoragem deve ser submetido a uma inspeção periódica pelo menos uma vez a cada 12 meses .
A NR35 também solicita a inspeção a cada doze meses:
35.6.6.3. A inspeção periódica deve ser realizada no mínimo uma vez a cada doze meses, podendo o intervalo entre as inspeções ser reduzido em função do tipo de utilização, frequência de uso ou exposição a agentes agressivos.
Sendo assim, a inspeção regular de linhas de vida e pontos de ancoragem é um requisito legal para sua utilização no Brasil. Cumprir estas obrigações não só garante a segurança dos trabalhadores, mas também protege a empresa contra possíveis multas ou ações legais.
Utilize o aplicativo Atlas Survey para realizar inspeções em conformidade com a legislação. (Imagem: Reprodução/Atlas Survey)
Hoje, de acordo com as normas vigentes, quem pode realizar uma inspeção no sistema de linha de vida é o PLH (Profissional Legalmente Habilitado), o qual é responsável por verificar as condições dos componentes e gerar um laudo correspondente. O objetivo final da inspeção é aprovar, reprovar ou colocar o sistema em estado de quarentena, status atribuído também pelo PLH.
Você possui um sistema de operação para trabalhos em altura instalado na sua empresa? Então, pode ser hora de realizar uma inspeção. Conte com o aplicativo Atlas Survey e nosso time de PLH para garantir maior assertividade ao inspecionar suas linhas de vida e pontos de ancoragem. Fale com um especialista e receba uma proposta ainda hoje.